Papel do vendedor nas transações online

O que difere a venda de uma loja física para on-line é principalmente atuação do vendedor.

Existem vários vendedores que ainda estão deixando de lado o papel de vendedor na Internet, robotizando e automatizando o processo e perdendo vendas por deixar detalhes de lado.

Mas essa relação distante entre o vendedor e o comprador online acabou. E vou te dizer como.

Você está lendo isso em seu celular está muito próximo de você neste exato momento, certo?

É exatamente através do celular que vamos aumentar as suas vendas, dar segurança ao comprador, também vamos receber feedbacks mais precisos e valiosos sobre seu produto ou serviço.

Hoje temos tantos recursos que é praticamente impossível um cliente desconhecer algum aspecto ou características do que está comprando, já que você pode ter fotos em alta resolução, videos, opção de download do manual de instruções…

Enfim, inúmeras maneiras de garantir a satisfação do cliente, mesmo antes da finalização da compra.

O papel do vendedor foi trocado pela página do produto? Será que um bom vendedor não vai ajudar ainda mais à concretizar vendas?

Então qual será o primeiro passo para aumentar as vendas online se já possuo um processo de vendas funcionando do começo ao fim?

Concluir o maior número possível de boletos gerados.

Sim, pessoas geram boletos todos os dias, em e-commerces e para infoprodutos, estes geram uma falsa venda, são esquecidos e não são pagos.

Alguns sites afirmam que apenas 15% dos boletos são pagos, enquanto para infoprodutos, esse número de boletos pagos não passa de 25%. Estou em média de 38% de conversão nos últimos 30 dias (hoje – 11 de setembro de 2018)

Agora entra o celular nessa história… vou te falar como.

Eu nunca tinha pensado em fazer isso antes e agora você também vai ver como isso faz total sentido.

Em agosto deste ano, comecei a impactar todos os compradores dos meus infoprodutos via whatsapp. Esses que geram os boletos e não tenho certeza do pagamento.

Esse novo canal de contato colaborou para a conclusão de muitas vendas, pois percebi que as pessoas perdiam o boleto, precisavam adiar a data de pagamento ou ainda tinham dúvidas que estavam fora da lista de perguntas frequentes.

Ou seja, estar perto do cliente faz toda a diferença, lembra que eu falei do papel do vendedor?

E logo após realizar essa ação, percebi que seria impossível conseguir fazer isso de forma rápida e eficiente.

Vinte ou mais vendas por dia, falando com 20 pessoas todo dia, confirmando a compra, endereço de email, etc…

Fora isso, tinha os contatos do dia anterior, o que toma bastante tempo mas se tornou eficiente à partir do aumento número de boletos pagos.

Viu onde eu quero chegar? Para quem trabalha sozinho como eu, é necessário automatizar passos repetitivos, mas sem robotizar.

Foi então que procurando por soluções de integração venda/whatsapp, conheci o E-Vendas.

Uma solução que importa os dados do comprador, deixa mensagens pré-programadas de acordo com o status da compra e me permite que com um clique, inicie o contato com cada um dos compradores.

Vou fazer um passo-a-passo de como uso essa ferramenta:

Comprador finaliza a compra por boleto

Entro na ferramenta e envio mensagem salva:

“Olá #fulano, sua compra #XYZ foi registrada corretamente. Você tem alguma dúvida ou precisa de alguma ajuda?”

A ferramenta usa a mensagem salva e preenche com os dados que foram importados, deixando a mensagem personalizada, permitindo o disparo da mensagem por Whatsapp desktop.

Como disse, a ferramenta permite mandar diferentes mensagens de acordo com o status do cliente, permitindo inclusive re-enviar o boleto de pagamento e gerar o boleto na própria ferramenta.

Depois dessa mensagem inicial, você pode conduzir a conversa de acordo com as solicitações do cliente.

Boletos vencidos: Quando o boleto não é pago, o sistema altera o status do cliente, liberando uma nova mensagem, que pode ser enviada para todos os clientes nessa situação.

Esta é uma boa estratégia, onde realmente noto que as pessoas esquecem dos seus boletos ou simplesmente pedem para trocar a data de vencimento, tem print bacana lá no fim.

Boletos pagos e Compras por cartão: Você pode e deve criar uma mensagem de agradecimento, assim receberá o feedback da qualidade do seu produto, podendo inclusive colocar um link encurtado para pesquisa de satisfação, essa dica é quente!

Esse contato próximo, permitirá que você tente uma nova venda depois de alguns dias, o UPSELL, também permitido na ferramenta. Você seleciona quem já comprou e pode mandar um link de vendas de produto ou serviço complementar ao que já vendeu antes.

E o melhor, sem a barreira do medo da compra e podendo oferecer um produto de maior valor. Issa dica é mais quente ainda!

Veja aqui alguns exemplos dos contatos realizados por whatsapp:

Principais vantagens da ferramenta E-Vendas:

  • Possibilidades de aproximação com o comprador
  • Consolidação dos dados em uma só tela, não vai precisar ficar indo de uma plataforma para outra fazendo control+C control+V
  • Possibilidades de ter atendentes realizando a operação
  • Baixo custo
  • Implementação com facilidade nas principais plataformas de infoprodutos
  • Suporte técnico direto com os criadores da ferramenta
  • A ferramenta se paga muito facilmente

Conclusão

Se você se interessou, quer se aproximar dos seus compradores, garantir mais boletos convertidos, aumentar o faturamento sem mudar sua estrutura de campanhas e estratégias de marketing, o que você está esperando para clicar aqui e se tornar um assinante do e vendas com 7 dias para teste sem custos?

Espero que você tenha entendido que o papel do vendedor também é necessário no pós-venda. E que não é somente o site que realiza a venda, muitas vezes a falta desse contato próximo ao comprador, característica das vendas online, causam essa baixa conversão de vendas por boleto.

Ficou com dúvidas ainda sobre o E-Vendas? deixe o seu comentário aqui abaixo e posso criar uma aula exclusiva mostrando por dentro da ferramenta.

Assista o video do E-Vendas

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admin
Especialista em Marketing Digital que quer fazer a sopa de letrinhas do nosso mundo ser mais fácil de engolir.

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