De onde vem as visitas do meu site? E o que elas fazem lá dentro?

Essa é uma dúvida muito comum entre pequenos empresários, profissionais liberais e donos de sites e blogs que acabaram de ser publicados ou que querem expandir suas ações de mídia na internet.

visitas-site

Lembro que em 2006 ou 2007, quando comecei de verdade a brincar com a construção de sites e fazer otimização de conteúdo, essa era uma dúvida frequente minha, e hoje, mesmo com inúmeros cursos, livros e material grátis na internet, essa dúvida ainda persiste, pois leio fóruns por aí, facebook e quando converso com os donos dos sites, eles não sabem dizer a origem dos visitantes, muito menos sabem o eles fazem dentro do site e nem sequer sonham que é possível saber até se eles estão realizando compras, contatos ou conversões.

A analogia mais fácil que uso para explicar o que é o monitoramento de usuários em um site é imaginar uma grande loja de departamentos, onde cada pessoa que entrar, recebe uma alegre bexiga de gás hélio. Então olhando por cima da loja, você vai saber em que departamento cada pessoa está e se elas se concentram em um determinado local, indicando algum produto de maior demanda ou até um preço baixo e convidativo.

Quando você utiliza uma ferramenta de monitoramento para seu site, o que você está fazendo é bastante similar, você monitora cada usuário através dos cookies do navegador, a ferramenta converte os dados dos cookies para uma interface para leitura. As informações passadas à ferramenta incluem de onde ele veio (origem, que pode ser uma busca, links patrocinados, facebook, acesso direto, etc), navegador, plataforma (desktop, celular, tablet) e mais uma porrada de coisas.

Você pode usar qualquer ferramenta grátis para monitorar e analisar as visitas do seu site, mas a recomendada é o Google Analytics.

A instalação é relativamente simples, pois é necessário apenas aplicar um trecho de código em todas as páginas do seu site. A pessoa que cuida do seu site deve saber fazer isso.

Em algumas plataformas, como WordPress, a instalação pode ser mais fácil ainda, usando plugins. E outras já possuem um campo interno para apenas colar o código de identificação da conta UA-XXXXXXX-XX, onde os X são os números da sua conta no Google Analytics.

Você tem dúvidas sobre o monitoramento das visitas em seu site ou sobre a instalação do Google Analytics em seu site, deixe seu comentário.

Aprenda mais sobre páginas no Facebook comigo.

admin
Especialista em Marketing Digital que quer fazer a sopa de letrinhas do nosso mundo ser mais fácil de engolir.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *