Do tráfego até a venda de infoprodutos

Apesar de já ter esse site faz tempo, não é de hoje que venho querendo dar uma atualizada e postar conteúdos mais atualizados sobre marketing digital.

Nesta série de posts, quero mostrar como eu faço para gerar vendas pela internet. O foco desse post são infoprodutos, mas a lógica pode ser a mesma para serviços e produtos físicos, claro que com as devidas adaptações.

Quero te explicar de uma maneira clara e simples, portanto se em algum momento eu deixar escapar alguma coisa e você não entender, lembre-se da caixa de comentários no final desse texto e me avise.

Tráfego para o seu site

O primeiro passo é você ter alguma iniciativa digital, vou generalizar considerar que você possui um site próprio.

Partindo disso, você precisa de tráfego. Tráfego, é o termo que se usa no mercado, são as pessoas que visitam seu site. Elas podem vir de diversas fontes:

  • Google (tanto organicamente como tráfego pago)
  • Facebook (tráfego gerado por posts e também por patrocínio)
  • Sua base de email
  • visitas diretas (quando a pessoa digita a URL no navegador)

Agora a grande questão é: o que fazer com o seu tráfego para gerar vendas?

Uma alternativa é gerar tráfego e levá-lo direto para a compra do produto, mas você deve concordar comigo que, muitas vezes, um visitante do site pode nem estar procurando o seu produto ou na grande parte das vezes, ele nem sequer sabe que você existe e tem algo para vender.

Não é por isso que você deve descartar essa forma direta de vendas, alguns infoprodutos podem funcionar bem quando divulgados dessa forma ou quando o público-alvo é bem segmentado anteriormente.

Transformando tráfego em leads

Um conceito que vem ganhando muita força nos últimos anos e que ajuda realmente nas vendas (posso afirmar isso pois tenho mais de 1400 2000 vendas somente na Eduzz), é usar o tráfego para a geração de leads (leia lídis), ou seja, contatos por email.

Então gerar tráfego para gerar leads já é algo mais complexo do que somente uma divulgação direta do seu infoproduto (ou do produto que você é um afiliado), mas será que isso é realmente complicado?

Conteúdo de Qualidade

Uma das maneiras de gerar tráfego é através de conteúdo de qualidade.

Esse conteúdo pode ser apresentado por diversos meios:

  • um excelente post do seu blog
  • a oferta de um ebook
  • acesso à um video demonstrativo
  • tabelas, guias, PDFs

Popularmente, essa ação de oferecer algum conteúdo em troca do email passou a ser chamada de isca digital.

A isca digital, de uma forma resumida, funciona da seguinte forma: um usuário se interessa por um conteúdo, mas em troca deixa seu email para comunicação.

Na imagem acima tentei resumir esse processo.

Comunicação para vendas

Uma vez aberta a via de comunicação por email, é possível enviar automaticamente emails para se relacionar com um possível comprador e também fazer ofertas diretas.

Como falei anteriormente, nem sempre o visitante do seu site vai estar no momento da compra, e o trabalho de comunicação para realizar uma venda posterior muitas vezes é mais do que necessário.

Através do envio de emails você pode detalhar particularidades do seu produto ou solução, mostrar comparativos com outras opções do mercado, enviar conteúdos que sejam sobre assuntos relacionados.

Lembre-se de usar a comunicação por email para quebrar as objeções do seu lead, mostrando todo valor do seu produto (eu disse valor, não preço).

Tudo isso tem com o objetivo de criar um relacionamento do lead com você ou sua marca, potencializando a chance de uma venda posterior.

Conclusão

Espero que você tenha aprendido um pouco mais sobre o processo de vendas usando diversas fontes de tráfego e também através do relacionamento com o lead na fase pré-venda.

Claro que dá para detalhar muito mais cada um dos processos que envolvem uma venda de infoproduto, mas esse não é o objetivo deste texto inicial.

Agora peço que você, que leu esse texto até aqui, deixe seu comentário sobre o que achou. Deu para entender direitinho?

Ferramentas:

Ferramenta para Emails: leadlovers

Ferramenta para venda de infoprodutos: Eduzz

Aprenda mais sobre páginas no Facebook comigo.

admin
Especialista em Marketing Digital que quer fazer a sopa de letrinhas do nosso mundo ser mais fácil de engolir.

2 Comentários

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